Book Gestante

 

Você está pensando em fazer uma sessão de fotos (com fotógrafo profissional ou não) para guardar para sempre sua imagem de grávida?

As fotos do book de grávida são uma lembrança que você vai ter de uma fase tão cheia de expectativa e emoção.

Não espere demais: faça o book entre as semanas 30 e 36

A opinião dos fotógrafos é que a época ideal para fazer o book de grávida é entre o sétimo e o oitavo mês, quando a barriga já está bem redondinha e saliente, mas a mulher ainda não está tão inchada.

Se você quer fazer o book, programe-se para tirar as fotos entre a 30a. e a 36a. semana de gravidez.

Quando eu fiz o meu, estava com 37 semanas, super inchada e estava muito calor na cidade do Rio, o que foi derretendo a maquiagem rs e o penteado também.  No final das fotos já estava esgotada, com pés inchados e de coque.  Aconselho fazer realmente mais cedo.

Durma sem nenhuma lingerie no dia da sessão

Essa é a dica da fotógrafa Janine Trassi: no dia em que for tirar as fotos, não vista nenhum tipo de calcinha e sutiã, nem durante a noite, nem durante o dia, e use uma roupa bem soltinha.

“Mesmo que não se faça o nu lateral tradicional da gestante, inevitavelmente a lateral dos seios e dos quadris deve aparecer nas fotos, por isso é preciso ter cuidado com essas marcas de roupa!”, diz a fotógrafa.

Faça uma maquiagem bem leve

A maquiagem precisa ser leve, só corretiva mesmo. Como você vai tirar fotos de corpo inteiro, diferenças no tom da pele (entre o rosto e o pescoço, por exemplo) acabam aparecendo. Talvez você precise esconder algumas estrias indesejadas na barriga. Se tiver a linha vertical no meio da barriga, mostre sem medo! Ela é marca registrada da gravidez.

Para o cabelo, faça no máximo uma escova. A ideia é que você esteja linda, mas bem natural. “Nada de penteados elaborados ou maquiagem de festa!”, afirma a fotógrafa Janine Trassi.

Considere posar para as fotos em casa

Converse com o fotógrafo para ver o que ele acha de fazer as fotos na sua casa. Em casa você não precisa se preocupar em levar as roupas adequadas, fica mais à vontade e o clima fica mais íntimo.

Fica mais fácil também para usar objetos do bebê na composição das fotos, ou usar o próprio quartinho do bebê como cenário para algumas fotos.

É claro que a casa precisa estar mais ou menos em ordem, e ter pelo menos uma parede neutra. O ideal é levar o fotógrafo até sua casa antes da sessão, para o profissional avaliar o clima e as possibilidades. Se não der, envie fotos.

Pense na opção de fazer fotos ao ar livre

Eu fiz as minhas ao ar livre, em um parque e na praia.  As da praia ficaram bem mais bonitas.  É claro que tudo depende do que o fotógrafo concorda em fazer, o meu fotógrafo deixou a gente bem a vontade e tinha várias ideias de fotos.

Fotos ao ar livre também são uma boa opção para quando o fotógrafo que vai fazer as fotos não é profissional. Prefira o começo da manhã e o fim da tarde para as condições mais bonitas de luz.

Roupas: quanto mais básicas, melhor

Separe calças básicas e tops que deixem a barriga à mostra. O preto é o mais neutro. Uma camisa branca também funciona muito bem.

Procure não usar, em princípio, nenhum tipo de acessório (relógio, joias etc.) Se tiver alguma coisa de valor sentimental que você queira usar, leve e peça a opinião do fotógrafo, até para valorizar a peça.

Use objetos significativos para compor as fotos

Se você não for fazer as fotos na sua casa, faça uma malinha e leve objetos simbólicos. Vale o sapatinho do bebê, o casaquinho de tricô que a vovó fez, o porta-retrato com a foto de alguém especial que não está presente…

Inclua o papai nas fotos

O papai, ficou um pouco tímido no início, mas depois já estava mais a vontade do que eu, resumindo participou das fotos e ficou lindo!

Você também pode incluir filhos mais velhos. As fotos ficam lindas e muito significativas. Mas procure se organizar para a criança ficar na sessão só por algum tempo, ou leve outra pessoa para tomar conta dela enquanto você posa para as outras fotos sozinha. Não vai dar muito certo tentar relaxar e tirar fotos lindas tomando conta de outras crianças ao mesmo tempo.

Pesquise opções de poses e vá com imagens na cabeça

Antes da sua sessão, dê uma olhada na internet para já ter uma ideia das poses de que gosta e de que não gosta.

Pesquise também no site do próprio fotógrafo e faça uma busca geral na Internet. Assim você já vai para a sessão sabendo quais fotos quer fazer com certeza e que tipo de coisa prefere não fazer.

Procure alternativas para baratear o book

Se não dá para pagar um fotógrafo profissional, reserve um dia para uma sessão especial de fotos e faça toda a preparação como se fosse fazer um book mesmo. Peça a uma amiga ou ao papai do bebê para tirar as fotos. Não economize nas poses! Não tire uma foto só em cada pose. Tire muitas. Com a fotografia digital, fica fácil ir selecionando o que não ficou bom.

Existem também outras alternativas. Uma leitora contou que encontrou um estúdio que fazia as fotos na hora. “Saiu bem mais barato do que com um fotógrafo particular”. Outra afirmou que comprou a sessão num site de compras coletivas.

Use sua criatividade para fotografar o barrigão. A melhor dica vem de uma leitora: “Esteja linda e sorridente e tudo vai ficar perfeito!”

O que importa é ter uma lembrança bonita da fase da gravidez. Mas saiba que, depois que o bebê chegar, as fotos de grávida acabam perdendo um pouquinho o charme diante das fotos da grande estrela da família: o seu bebê!

Deixe seu comentário